domingo, 17 de abril de 2011
Grandes nomes da eletricidade
O caminho percorrido pela eletricidade foi longo e difícil. A história mostra a diversidade do percurso e de profissionais que se ocuparam com estas questões. De filósofos a profissionais da saúde, anatomistas, físicos, químicos, curiosos e amadores.
Os registros mais antigos nos remetem à Grécia antiga com Tales de Mileto e Platão, com as curiosidades sobre a propriedade de atração que existia em certos corpos.
Grande contribuição neste domínio nos foi dado pelos profissionais da medicina como Gilbert que decifrou as questões do imã na construção da bússola.
Galvani anatomista, estudou os impulsos elétricos que favoreceu a descoberta da pilha elétrica. Outros naturalistas e anatomistas contribuíram também para o conhecimento em eletricidade como Caldane e Fontaine que contribuíram com os estudos de Galvani e Buffon, que culminou com os trabalhos de Franklin.
Filósofos como Descartes, por exemplo, interessado em explicar os fenômenos naturais e a compreensão da vida, atraiu a atenção de outros filósofos e engenheiros para as suas teorias, contribuindo com as teorias sobre eletricidade.
Engenheiros como Van Guerike e Hauksbee desenvolveram os instrumentos para medir a tensão atmosférica e melhorar os conhecimentos sobre a atração da gravidade.
Amadores como Gray, pesquisou sobre novos corpos condutores de eletricidade.
Franklin que explicou os fenômenos da eletricidade dos corpos e criador do para raios.
Edison criador da lâmpada ainda hoje utilizada intensamente em todos os ambientes.
Todos deram um grande impulso nos conhecimentos sobre eletricidade.
Físicos e químicos renomados, a partir de estudos da gravitação universal, da eletrização dos corpos, chegaram, aos mistérios da eletricidade. As aplicações são hoje as mais diversas com possibilidades ainda mais extensivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário